segunda-feira, 1 de outubro de 2018

De novo, apenas a liderança

Imagem retirada da Internet
O PSD Açores tem um novo Presidente. Não tinha nenhum prognóstico, logo não fui surpreendido pelo resultado, nem a minha opinião interessaria aos militantes do PSD, aliás mais do que a personalidade que vai assegurar a liderança do PSD Açores, julgo que não será por muito tempo não por qualquer demérito do Alexandre Gaudêncio, mas pela natureza depredadora de lideranças que é intrínseca ao PSD, mas como dizia mais do que saber quem lidera interessa-me conhecer o seu projeto político, o projeto do PSD, não do líder, afinal o PSD já governou na Região e na República, alternando com o PS, e, como tal, tenho interesse em perceber o que vai mudar, se é que alguma coisa vai mudar. Aguardo pelo congresso do PSD Açores para, então sim, conhecer como os “sociais democratas” açorianos avaliam a atual situação política, social, cultural e económica da Região, a que se propõem para resolver as questões que identificarem e, sobretudo, o que os pode diferenciar do seu gémeo político sem “D”, o PS.

Imagem retirada da Internet
Há, contudo, alguns aspetos que sendo exclusivamente da vida interna do PSD, vão alimentar as conversas de corredor, de café, da soleira da porta, ou para quem prefere o sossego do sofá e a interação virtual, muitas vezes sobre a capa anonimato garantido por falsos perfis e pouca coragem, opta pelas publicações e comentários nas redes sociais, é mais cómodo e, sobretudo, um exercício espúrio que pouco, ou nada, se assemelha ao exercício da cidadania e da participação cívica e política, sem o recurso a subterfúgios, a que todos temos direito e que temos o dever de exercer.
Alguns desses temas marginais já começaram a ser objeto de alguma especulação e vão aprofundar-se mantendo a turba entretida e esperançada de que este, aquele e o outro militante, pela aposta no candidato errado, tendo garantido compromissos para o seu futuro político próximo, seja banido e os seus interesses colocados em causa pela nova liderança. Ou seja, reduzindo a construção de um projeto político a, como já disse, assuntos marginais centrados em pessoas e quezílias pessoais.
Transformar e aceitar tranquilamente que, qualquer que seja a organização partidária, a discussão “política” se resuma à dança de cadeiras e cargos partidários tem sido prática que alimenta a agenda mediática e popular. Enquanto isso o essencial vai passando ao lado de quem perde tempo e reduz a discussão, apenas e só, a estas questões que, sejamos pragmáticos, nada acrescentam aos projetos políticos. Não quero, não é essa a ideia, retirar a importância que as personalidades têm nas organizações, sejam elas partidárias ou não.
As caraterísticas e contributos individuais são importantes se potenciadas para a construção de projetos coletivos, no caso dos projetos de índole política existem ainda outros fatores, alguns deles exógenos às organizações partidárias, mas que integram a sua natureza orgânica e ideológica que contribuem para a construção dos seus projetos políticos que, bem vistas as coisas, pouco mudam a não ser no “upgrade” semântico. Mas ainda quanto à importância das personalidades que lideram as organizações. Há quem consiga ser mobilizador e juntar vontades e há quem, de todo, não o seja. Depende da personalidade, mas a mobilização e a agregação de apoios fazem-se, ou deviam fazer-se, à volta de projetos. Isto se cada um de nós quiser contribuir para o interesse público, independentemente dos caminhos que consideramos ser mais acertados para o servir. Se a ideia é retirar dividendos pessoais então que se discutam as personalidades que lideram e as que aclamam o líder.
A realização de eleições para as lideranças partidárias, fora do contexto do congresso, retira à realização da reunião magna partidária grande parte do seu objetivo e reduz a importância dos projetos dos seus projetos políticos. Dirão os eleitores que esta minha opinião se deve à minha opção ideológica e à natureza do partido onde milito, Sem dúvida. Mas esta opinião é partilhada por um número crescente de militantes de partidos que optaram pela eleição direta dos seus líderes, o que não deixa de ser interessante e deveria ser motivo de reflexão interna nos partidos em que a prática é essa.
Ponta Delgada, 30 de Setembro de 2018

Aníbal C. Pires, In Azores Digital, 01 de Outubro de 2018

Sem comentários: