sexta-feira, 26 de outubro de 2018

.... dos afetos e da cultura

Créditos Câmara Municipal da Lagoa
No passado dia 20, a convite do Gabinete do Secretário Regional Adjunto para as Relações Externas, apresentei e moderei um encontro literário, no Centro cultural da Caloura.
Foi um encontro entre Vamberto Freitas e Lélia Nunes que o promotor designou por: Conversa à volta das letras - Açores e Santa Catarina: aproximações literárias. Este encontro contou com a presença do Secretário Regional Rui Bettencourt e teve como anfitrião o Prof. Tomaz Borba Vieira.

Ficam alguns fragmentos da apresentação que fiz deste encontro literário.


Sobre o local e o anfitrião

Créditos Teresa Viveiros
(…) A realização deste evento cultural no Centro Cultural da Caloura, espaço multifuncional implantado numa zona rural com caraterísticas favoráveis à produção agrícola, podemos ainda observar o que resta dos antigos pomares e dos vinhedos, cria uma ambiência de exceção para quem visita o Centro Cultural da Caloura.


Tomaz Borba Vieira (Imagem retirada da Internet)
Mas é o simbolismo associado à descentralização que quero deixar registado e, não posso deixar de dirigir uma palavra de apreço e reconhecimento ao Prof. Tomaz Borba Vieira, por toda a sua dedicação e empenhamento para que este projeto cultural aqui tivesse sido implantado. 
Obrigado Senhor Prof. Tomaz Borba Vieira. (…)


Sobre Vamberto Freitas

Vamberto Freitas (Imagem retirada da Internet)
(…) O Vamberto Freitas não é apenas um ensaísta e crítico literário. Vamberto Freitas é, se me permitem, uma instituição de utilidade pública para a literatura. É-o em particular para as temáticas literárias de matriz açoriana escritas em português e inglês, mas é mais, muito mais do que isso pois, a dimensão da sua obra não se confina à apreciação e, por conseguinte, divulgação dos autores que escrevem nos Açores, sobre os Açores, ou sobre a diáspora açoriana e, mais genericamente sobre a diáspora portuguesa. O seu trabalho e a sua obra não têm fronteiras culturais, nem está eivada de qualquer visão redutora da literatura. (…)


Sobre Lélia Nunes

Lélia Nunes (imagem retirada da Internet)

(...) Mais do que tudo o que a sua nota biográfica nos dá a conhecer sobre o seu percurso académico, cívico e literário, Lélia Nunes integra um grupo de arquitetos das letras que constroem pontes entre as ilhas, ilhas que no princípio apenas eram nove torrões de terra lávica pulverizados no Atlântico Norte,


Mas,

*Já não são nove, as ilhas
A vaga de erupções migrantes
Universalizou a açorianidade
Novas e muitas ilhas despontaram
Unidas pelo culto ao Divino 
Num imenso arquipélago 
De sonhos e saudade

Lélia Nunes transpira paixão pelos Açores e pela cultura açoriana. Lélia Nunes é uma das filhas desse imenso arquipélago de sonhos e saudade unido pelo culto do Divino. (…)

*Excerto de um poema que pode ser lido integralmente aqui

Caloura, 20 de Outubro de 2018

Sem comentários: