Os utilizadores das novas tecnologias de informação e comunicação pesquisam e acedem à informação que desejam tendo a liberdade de escolher e de a confrontar com diferentes versões da mesma realidade. Esta é, sem dúvida, uma vantagem e, principalmente, uma alternativa à informação formatada que nos entra em casa pelas televisões e pelas rádios, pouco independentes, com uma visão unilateral do que se passa no País e no Mundo e, mormente, com graves omissões que escondem e escamoteiam visões diferentes da nossa contemporaneidade.

Para além do acesso livre à informação os utilizadores da Internet recebem nas suas caixas de correio virtuais, informação avulsa, denúncias, apelos à mobilização em abaixo assinados ou para a defesa de causas ambientais, sociais, etc.
As potencialidades da Internet vão muito para além das que referi e com inúmeras vantagens para quem domina esta nova tecnologia – os sites pessoais, os blogues, os grupos temáticos de discussão possibilitam a livre discussão e a circulação de ideias.
Importa, por tudo o que ficou dito, que a entrada neste mundo virtual, onde podemos encontrar de tudo, seja feita com espírito crítico fundado numa sólida preparação académica que permita a descodificação de conteúdos e a sua validade.
A Escola está fortemente desperta para dotar as crianças e jovens dos saberes que lhes permitem a utilização destas ferramentas não está, porém, tão apostada, como deveria estar, em formar os seus aprendizes para as viagens no mundo virtual que, como qualquer viagem, encerra alguns perigos.
2 comentários:
Acho a blogosfera o espaço de liberdade de expressão desde sempre idealizado, não está sujeita a timings nem a editoriais - deve-se guiar apenas pelas bases do mínimo ético e do respeito mútuo.
Deixo também para deixar uma palavra de parabéns pela iniciativa de um blogue pessoal, é importante aos políticos usarem este meio de comunicação sem distorções dos média.
Em relação às escolas/tecnologias sou bastante crítico, ofereçer pc's não ajuda em nada, a maior parte dos jovens usam apenas msn e hi5 e aproveitam para escrever mal - apesar de eu dar também os meus erros. Fico abismado quando vejo jovens que não sabem até trabalhar com WORD, fazer formatações, barras, colunas etc.
Bom post.
Cumprimentos
É de facto, uma janela aberta para o mundo, mas atenção! Pela "janela "entram também inúmeros perigos, não só para os adultos, mas principalmente para as crianças e adolescentes.
As mensagens do cinema, da TV, da Internet e dos jogos de vídeo apelam muito mais às emoções do que à inteligência. Portanto, mais do que perceber a violência, sente-se a violência.
A Internet funciona como meio de comunicação e é um mundo a descobrir, é certo. Todavia, se a navegação não for bem orientada, pode-se arpoar em sites de violência e não só. É necessário aprender a proteger-nos e, principalmente, ensinar a proteger, pois o elo mais débil de toda a segurança é o próprio ser humano.
A escola coloca à disposição esses instrumentos, mas mais importante do que isso é dar a conhecer aos alunos os riscos que correm ao utilizá-los e ensiná-los a defenderem-se, actuando.
“Ensinar é aprender duas vezes.”
J.Joubert
Enviar um comentário