segunda-feira, 23 de junho de 2008

Viagens virtuais... riscos reais

Os utilizadores das novas tecnologias de informação e comunicação pesquisam e acedem à informação que desejam tendo a liberdade de escolher e de a confrontar com diferentes versões da mesma realidade. Esta é, sem dúvida, uma vantagem e, principalmente, uma alternativa à informação formatada que nos entra em casa pelas televisões e pelas rádios, pouco independentes, com uma visão unilateral do que se passa no País e no Mundo e, mormente, com graves omissões que escondem e escamoteiam visões diferentes da nossa contemporaneidade.
Isto, claro está, se a pesquisa não se direccionar para os sites e portais das grandes corporações que dominam o mercado da informação e comunicação. Se assim for teremos mais do mesmo.
Para além do acesso livre à informação os utilizadores da Internet recebem nas suas caixas de correio virtuais, informação avulsa, denúncias, apelos à mobilização em abaixo assinados ou para a defesa de causas ambientais, sociais, etc.
As potencialidades da Internet vão muito para além das que referi e com inúmeras vantagens para quem domina esta nova tecnologia – os sites pessoais, os blogues, os grupos temáticos de discussão possibilitam a livre discussão e a circulação de ideias.
Importa, por tudo o que ficou dito, que a entrada neste mundo virtual, onde podemos encontrar de tudo, seja feita com espírito crítico fundado numa sólida preparação académica que permita a descodificação de conteúdos e a sua validade.
A Escola está fortemente desperta para dotar as crianças e jovens dos saberes que lhes permitem a utilização destas ferramentas não está, porém, tão apostada, como deveria estar, em formar os seus aprendizes para as viagens no mundo virtual que, como qualquer viagem, encerra alguns perigos.

2 comentários:

Tibério Dinis disse...

Acho a blogosfera o espaço de liberdade de expressão desde sempre idealizado, não está sujeita a timings nem a editoriais - deve-se guiar apenas pelas bases do mínimo ético e do respeito mútuo.

Deixo também para deixar uma palavra de parabéns pela iniciativa de um blogue pessoal, é importante aos políticos usarem este meio de comunicação sem distorções dos média.

Em relação às escolas/tecnologias sou bastante crítico, ofereçer pc's não ajuda em nada, a maior parte dos jovens usam apenas msn e hi5 e aproveitam para escrever mal - apesar de eu dar também os meus erros. Fico abismado quando vejo jovens que não sabem até trabalhar com WORD, fazer formatações, barras, colunas etc.

Bom post.

Cumprimentos

Maria Margarida Silva disse...

É de facto, uma janela aberta para o mundo, mas atenção! Pela "janela "entram também inúmeros perigos, não só para os adultos, mas principalmente para as crianças e adolescentes.
As mensagens do cinema, da TV, da Internet e dos jogos de vídeo apelam muito mais às emoções do que à inteligência. Portanto, mais do que perceber a violência, sente-se a violência.
A Internet funciona como meio de comunicação e é um mundo a descobrir, é certo. Todavia, se a navegação não for bem orientada, pode-se arpoar em sites de violência e não só. É necessário aprender a proteger-nos e, principalmente, ensinar a proteger, pois o elo mais débil de toda a segurança é o próprio ser humano.
A escola coloca à disposição esses instrumentos, mas mais importante do que isso é dar a conhecer aos alunos os riscos que correm ao utilizá-los e ensiná-los a defenderem-se, actuando.

“Ensinar é aprender duas vezes.”
J.Joubert