quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ary dos Santos

Passaram ontem, 18 de janeiro de 2012, 28 anos sobre a morte de José Carlos Ary dos Santos. Sobre este poeta militante muito se disse e escreveu.
O “momentos” recorda-o sem fazer nenhuma apreciação ou exaltação. Julgo que a melhor forma de recordar e homenagear Ary dos Santos é ouvir a sua voz firme e ler as suas palavras.

Aqui e aqui podem ouvir dois dos seus poemas declamados por ele próprio.






Meu amor, meu amor

Meu amor meu amor
meu corpo em movimento
minha voz à procura
do seu próprio lamento.
 
 
Meu limão de amargura meu punhal a escrever
nós parámos o tempo não sabemos morrer
e nascemos nascemos
do nosso entristecer.
 
 
Meu amor meu amor
meu nó e sofrimento
minha mó de ternura
minha nau de tormento
 
 
este mar não tem cura este céu não tem ar
nós parámos o vento não sabemos nadar
e morremos morremos
devagar devagar.

José Carlos Ary dos Santos

Sem comentários: