domingo, 1 de janeiro de 2012

Que há de novo?


Segundo este cartoonista nada, ou melhor, "o novo, é o novo" ano.
O ano de 2012 que por estas latitudes está a fechar o seu primeiro dia.
Dia da mensagem do Presidente da República.
 O Presidente da República voltou a exercitar-se num discurso a roçar a hipocrisia. Não podemos, nem devemos esquecer que Cavaco Silva tem grandes responsabilidades pela situação a que economia portuguesa chegou e, agora enquanto garante da Constituição nada faz para que ela se cumpra. Cavaco Silva fica-se pelas preocupações e aceita tranquilamente as "receitas" externas mesmo criticando a sua ineficácia.
Há uns dias atrás houve uma outra mensagem de Ano Novo. A mensagem do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA). Esta bem mais interessante vamos ver é como a família política do Dr. Francisco Coelho a interioriza e, sobretudo a põe em prática.
Da mensagem do discurso do Presidente da ALRAA retenho algumas palavras que subscrevo e que tenho vindo a afirmar e reafirmar no espaço público.
"(...) Há que persistir e resistir. ... Exige-se, contudo, determinação e arrojo. Não bastam as lamúrias solidárias, conformadas numa pretensa fatalidade inexorável. ... É urgente sobretudo repudiar a ideia que devemos empobrecer alegremente, numa espécie de sadismo redentor. A crise não pode servir de pretexto para uma regressão civilizacional, em que conquistas de quem trabalha, às vezes com mais de um século, sejam pura e simplesmente banidas, em nome de forças indeléveis – que não podemos nem devemos aceitar. ... Mas também de valores, de opções e de rumo. Em que algumas receitas não são remédio mas pretexto. (...)
As palavras são do Dr. Francisco Coelho, Presidente da ALRAA.


Sem comentários: