segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Cumplicidade insular

Foto - Jorge Góis
Esta semana será apresentada uma recomendação para que os parlamentos dos Açores e da Madeira desenvolvam esforços para que sejam retomadas as Jornadas Parlamentares Atlânticas, reunindo periodicamente, como já no passado aconteceu, representantes dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde. Esta iniciativa das representações parlamentares do PCP nos respetivos parlamentos regionais resultou de um encontro, realizado em Novembro no Funchal, entre dirigentes o PCP Madeira e do PCP Açores.
Apesar das realidades distintas que caracterizam as três Regiões Autónomas atlânticas, Açores, Canárias e Madeira, são também incontornáveis os elementos identitários comuns que ligam estas regiões ultraperiféricas. Partilhando, juntamente com a República de Cabo Verde, o mesmo espaço geográfico, a Macaronésia, estes quatro arquipélagos comungam de experiências comuns no percurso histórico, cultural, económico e político dos seus territórios e das suas gentes, e representam os exemplos da autonomia política e administrativa num novo quadro político resultante do desaparecimento das ditaduras fascistas ibéricas e da (re)implantação da Democracia em Portugal e Espanha.
Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde partilham o mesmo espaço biogeográfico e, como tal, abrem-se lhes diversas oportunidades de cooperação e desenvolvimento de projetos comuns em múltiplas áreas, nomeadamente no âmbito do papel reconhecido às Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, que devem ser discutidas, exploradas e aprofundadas. Questões tão centrais como o desenvolvimento económico em contexto insular, a agricultura, o turismo, o aproveitamento das zonas marinhas e a proteção dos oceanos e da biodiversidade, migrações, transportes, ciência e tecnologia, entre muitas outras, poderão ser algumas das áreas em que é possível desenvolver projetos de cooperação.
As Jornadas Parlamentares Atlânticas, que se realizaram até 2006, visam fomentar a troca de experiências e de opiniões sobre o rumo a dar ao desenvolvimento das regiões insulares atlânticas e ao progresso dos seus povos, visando um apuramento da experiência autonómica e europeia e a definição e concretização de objetivos e projetos comuns ao conjunto insular macaronésico.
A última edição das Jornadas Parlamentares Atlânticas decorreu em 2006 na ilha de Porto Santo. A sua pertinência e utilidade não está diminuída, bem pelo contrário a sua realização emerge, cada vez mais, como uma necessidade para estas regiões e país do leito do Atlântico. As potencialidades da cooperação no âmbito da Macaronésia e da construção de um diálogo e troca de experiências pode beneficiar os povos dos arquipélagos da Macaronésia.
As Jornadas Parlamentares Atlânticas, eventualmente alargadas a S. Tomé e Príncipe como chegou a ser objetivo, podem contribuir para a aproximação e para o diálogo entre os Povos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, no contexto de uma relação histórica, política, económica, social e afetiva, consolidando uma relação de amizade e cooperação entre os Povos da Macaronésia.

Horta, 11 de Janeiro de 2015

Aníbal C. Pires, In Jornal Diário e Azores Digital, 12 de Janeiro de 2015

Sem comentários: