sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Não foi o estado de sítio mas foi... quase o estado de choque

O texto anterior foi escrito um dia antes das declarações do Presidente da República cujo anúncio quase colocou em estado de choque os continentais, não porque se soubesse que o assunto da declaração era sobre os Açores mas, porque sobre o conteúdo das declarações presidenciais nada se sabia e muito mais se especulou ao longo do dia.
Claro que os comentadores nacionais ficaram desapontados!
Afinal “a montanha pariu um rato”, dizia-se…
Nos Açores era sabido que a declaração do PR versava as questões da Revisão Estatutária e o Acórdão do Tribunal Constitucional e o ambiente, sendo de expectativa, era de serenidade.
Os jornalistas e comentadores dos OCS nacionais ficaram desapontados! Porquê? Será que as questões autonómicas não são um assunto de interesse nacional!? Ou é uma vez mais o desconhecimento desta forma de organização especial do Estado, consagrado constitucionalmente e que resulta directamente da Revolução de Abril, a emergir de forma vergonhosa nas vozes que, supostamente, deveriam ter alguma autoridade para acrescentar algo de novo e importante à análise do conteúdo da declaração do PR.
Um pouco mais de consideração e conhecimento dos assuntos regionais não lhes ficaria mal.
Claro que eu também estou à espera que o PR se pronuncie sobre outras questões sobre as quais há muito se devia ter pronunciado. Mas isso não é motivo para desvalorizar esta, só porque o tema era o processo de Revisão do Estatuto Político e Administrativo da Região Autónoma dos Açores
Portugal não é apenas a Área Metropolitana de Lisboa!
Quanto ao Acórdão e às declarações do PR voltarei em próxima oportunidade.

Sem comentários: