quarta-feira, 10 de maio de 2017

Mistificações

Foto by Aníbal C. Pires
Aproxima-se o final da semana, e este por obra e graça, não dos videntes pastorinhos, mas da hipocrisia política, será um daqueles fins de semana prolongados. Prolongado só para os trabalhadores da administração pública central e regional pois, não podem os governos, e bem, imiscuir-se na atividade do setor privado.
A tolerância de ponto concedida para assinalar a vinda do Papa às celebrações do 13 de Maio, ou permitir a ida dos fiéis até à Cova de Iria, ainda não percebi muito bem a que fim se destina a tolerância de ponto concedida para sexta-feira, dia 12, mas isso também não é importante. A decisão foi tomada e certamente bem acolhida pela generalidade, senão mesmo pela totalidade dos trabalhadores que dela vão beneficiar.

Foto by Madalena Pires
Esta semana a sexta-feira é à quinta, e isso é fixe. E então se o S. Pedro for solidário e afastar as nuvens, sossegar o vento e faça a temperatura subir qualquer coisinha, então sim, vai valer a pena este bónus concedido pelos Governos da República e da Região Autónoma dos Açores, só por estes. Na Madeira o Presidente do Governo não arriscou a possibilidade real, segundo ele, do êxodo dos madeirenses e porto-santenses para irem a Fátima ver o Papa Francisco esgotar o plafond estadual que está alocado ao pagamento das indemnizações compensatórias, também conhecido por subsídio social de mobilidade, aos passageiros residentes naquela Região Autónoma.
Sei que a família política do Primeiro-ministro e do Presidente do Governo Regional dos Açores é diferente da do Presidente do Governo Regional da Madeira, mas não vou criticar qualquer das decisões, até porque a semana é curta e, quiçá para além de Fátima também vamos ter festa no Futebol, pelo menos é isso que é esperado pelos benfiquistas, julgo eu que de futebol não percebo nada. De Fado também não, mas gosto das novas sonoridades e abordagens que este género de música popular urbana foi assumindo.
Distraí-me e não devia. Hoje o que eu quero mesmo deixar referenciado é a passagem dos 72 anos do fim da II Guerra Mundial e tudo o que isso tem de significado para a Europa e para o Mundo. A tomada de Berlin pelo Exército Vermelho e a posterior capitulação incondicional da Alemanha perante os Aliados, assinala-se hoje, dia 9 de Maio. Capitulação ao fim de 6 longos, sangrentos e aterradores anos onde perderam a vida mais de 55 milhões de pessoas. Sim eu sei, também se assinala o dia da União Europeia, Sim também sei que na versão oficial é o dia da Europa. Mas a Europa é um pouco mais do que os 28 países que pertencem à União Europeia e o dia 9 de Maio relaciona-se diretamente com a conhecida “Declaração Shuman”, feita pelas 16h00, por Robert Shuman, a 9 de Maio de 1950, em Paris. Declaração que lançou as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia, logo julgo ser abusivo designar este dia como o dia da Europa. Por outro lado, se tenho de celebrar alguma coisa, então a minha opção vai para a celebração do fim da II Guerra Mundial e da derrota do nazi-fascismo. E é contra o recrudescer do nazismo na Europa e no Mundo que devemos estar atentos e lutar.
Ponta Delgada, 09 de Maio de 2017

Aníbal C. Pires, In Diário Insular e Açores 9, 10 de Maio de 2017

Sem comentários: