quarta-feira, 10 de maio de 2017

Pelos 72 anos da capitulação alemã

Hoje dia 9 de Maio de 2017, passam 72 anos da capitulação incondicional da Alemanha, desde logo, ao Comando do Exército Vermelho, forças armadas da União Soviética, que alguns dias antes tomou Berlin, e ao Comando militar dos Aliados. Nos primeiros dias de Maio de 1945 esta foi a imagem que simbolizou o fim da II Guerra Mundial. Um soldado do Exército Vermelho desfraldava uma bandeira da União Soviética no Reichtag, em Berlin.  
O mainstream europeu e mediático prefere comemorar o dia da Europa.
Comemoração que é uma mistificação pois, a Europa é mais um pouco, ou muito mais que os 28 países membros da União Europeia e mesmo estes 28 países representam várias faces da Europa unida. A Europa rica e que determina o rumo, a Europa subserviente ao diretório financeiro que domina as instâncias decisoras da União Europeia e a Europa submissa e dependente, a necessitar de uma desintoxicação da dependência dos fundos estruturais e de coesão.
O dia 9 assinala o dia da Europa porque, em 1950, Robert Shuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, pelas 16h00, em Paris, tornou pública uma declaração que ficou conhecida com a “Declaração Shuman”, onde se lançaram as bases da União Europeia. É, assim, e em minha opinião, abusivo comemorar este dia como sendo o Dia da Europa, comemorem lá o Dia da União Europeia que a Europa, como já referi, é muito mais do que a União Europeia.

Sem comentários: