quinta-feira, 30 de julho de 2009

O PS promete 200 euros por cada nado vivo

Os 200 euros com que o PS quer ofertar os bebés através da abertura de uma conta-poupança que o titular ao atingir a maioridade poderá aceder. Pois bem! Não fosse um valor residual (na vizinha Espanha são 2500 euros) e até poderia dar o benefício da dúvida, sob reserva, a esta proposta. Reserva porque a medida, à semelhança de outras, parece-me mais dirigida à banca do que propriamente às famílias ou aos jovens - daqui a 18 anos.
Do que se trata afinal é a de entregar anualmente à banca 20,5 milhões de euros (considerando o número de nados vivos em 2007). Valor de que a banca vai dispor durante 18 anos. Um bom negócio para a banca pois, para as famílias e para os jovens o valor que encontrarão ao fim de 18 anos (segundo a DECO) será de 252 euros. Talvez dê para financiar o jantar de aniversário. Isto se entretanto o banco depositário deste valioso pecúlio não tiver tido o destino do BPN e do BPP.

1 comentário:

Maria Margarida Silva disse...

Este governo devia ter vergonha! Esta medida é mais uma das repugnantes que têm tomado ao longo da sua (des)governança. Distribuição de migalhas aos pobres! Trata-se de pura demagogia! É querer “salvar” o sistema à custa dos mais desfavorecidos da sociedade. Valeria a pena colocar na balança essa equação: num prato, o montante usado para salvar bancos e empresas; no outro prato, as verbas destinadas a melhorar a qualidade de vida da população. Para a banca, milhões de euros; para as populações carentes, meia dúzia de euros!
"A corda sempre rebenta do lado mais fraco", diz com razão a sabedoria popular.

Um abraço.
margarida