segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sinais

A linguagem gestual (simbólica) utilizada no plenário da Assembleia da República por Manuel Pinho, ex-Ministro da Economia do governo de José Sócrates, demonstra, não só, o carácter do próprio, mas também, o desconforto da equipa maravilha do engenheiro que, por um erro de “casting”, o povo português catapultou para o poder em 2005.
Maria João Pires trocou a nacionalidade portuguesa pela brasileira num claro sinal de descontentamento pela forma como em Portugal se conduzem as políticas culturais. Como ela muitos outros portugueses “ameaçam” fazê-lo perante a governação dos últimos 4 anos e meio. Como ela muitos outros portugueses, sem abdicar da nacionalidade, procuram outros “brasis” pois, a pátria continua a ser madrasta e nem todos se podem dar ao luxo da pianista.
Por cá também se manifestam sinais de acomodação ao ano eleitoral e ao que os resultados das legislativas e das autárquicas podem significar face ao horizonte de 2012.
O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos desenterrou a possibilidade de Carlos César poder vir a exercer mais um mandato como Presidente do Governo Regional. Ou é o desespero a instalar-se nas hostes da rosa ou, quiçá, uma estratégia pessoal de correr para a liderança.
O Deputado socialista Lizuarte Machado em artigo de opinião fez jus ao nome e deu uma forte machadada nas opções políticas do seu governo em matéria de transportes marítimos de passageiros. Coragem! Sem dúvida. Mas será só um acto de bravura de um homem do mar ou, o sinal vai para lá audácia que caracteriza os picarotos!?
O argumentário do PS Açores para justificar a derrota anunciada – esperada e profundamente desejada – do PS nas eleições legislativas de 27 de Setembro foi objecto de ensaio num recente artigo da Deputada Cláudia Cardoso. A culpa foi, é e será do engenheiro! Como se o PS fosse apenas a vontade de José Sócrates e a própria não fosse uma militante rosa. Não obstante, rendo a Cláudia Cardoso os meus respeitos pois ao longo das suas crónicas podemos encontrar várias alusões críticas à governação do PS de Sócrates.
A observação dos fenómenos atmosféricos e meteorológicos é, particularmente, rica em sinais. Na passada sexta feira a frota de ATPs da SATA ficou “fechada” no aeroporto de Ponta Delgada até às 11 da manhã. Ora aqui está um sinal dos céus que demonstra bem que a opção do Governo Regional de concentrar durante a noite toda a frota de aeronaves em S. Miguel é profundamente errada.
Aníbal C. Pires, In Açoriano Oriental, 06 de Julho de 2009, Ponta Delgada

2 comentários:

Maria Margarida Silva disse...

O (ex) ministro da Economia não encontrou palavras para responder ao líder da bancada parlamentar do PCP na AR e avançou, imitando um par de cornos.

“A educação desenvolve as faculdades, mas não as cria."
Voltaire

Beijinhos e... PARABÉNS pelos teus 45 aninhos!

margarida

Aníbal C. Pires disse...

Olá Margarida,
Obrigado pelos parabéns.
Ontem foi dia de aniversário mas, como sabes, são 53 e sinto-me muito bem comigo e com o tempo que já vivi.

Aníbal Pires