segunda-feira, 19 de junho de 2017

Sem título

Aníbal C. Pires (S. Miguel, 2016) by Madalena Pires
Podia ter dado  a esta publicação um título apelativo, mas não quis. Seria incapaz de através de um título trazer os leitores deste blogue à leitura desta publicação. Poderei até fazê-lo com outras temáticas, nunca com esta.

Ontem, nas redes sociais, alguns cidadãos de Ponta Delgada insurgiam-se contra o ambiente de festa que se vivia na cidade. O motivo que levou alguns cidadãos a indignarem-se e tornarem pública essa sua revolta relaciona-se diretamente com a consternação e o luto que se abateu sobre o País durante o fim de semana devido à tragédia do Pedrógão Grande e, o facto da Câmara Municipal de Ponta Delgada manter a animação urbana que tinha agendada para ontem, Domingo.
Não é fácil tecer considerações críticas sobre a atitude da edilidade ponta-delgadense. Se a animação tivesse sido cancelada, outras vozes viriam a terreiro demonstrar a sua indignação, estou certo disso. E quer uns, quer outros cidadãos teriam argumentos igualmente válidos para defender a sua posição face a qualquer que fosse a decisão da edilidade.
Tenho conhecimento que em alguns concelhos do continente foram cancelados eventos festivos que apenas se realizam anualmente. Talvez a proximidade tivesse influenciado a decisão, Talvez ou não. Talvez a decisão tivesse sido alicerçada em valores com os quais todos concordamos, mas nem todos praticamos, Não sei e por aqui me fico.
Enquanto cidadão ponta-delgadense teria apoiado, sem reservas, a Câmara Municipal de Ponta Delgada se, num gesto simbólico e solidário, tivesse decidido pela suspensão das iniciativas de animação que ontem decorreram em Ponta Delgada. Assim não aconteceu, mas nada mais acrescento ao assunto pois tudo o que viesse a escrever sobre o assunto iria, a mim próprio, parecer descabido e de falta de respeito para com as vítimas mortais e os seus familiares, bem assim como de toda a população que foi atingida pela tragédia provocada pelo incêndio do Pedrógão Grande.    

Sem comentários: