sábado, 17 de fevereiro de 2018

Desporto para todos - crónicas radiofónicas

Do arquivo pessoal





Do arquivo das crónicas radiofónicas na 105FM

Hoje fica o texto da crónica emitida a 9 de Dezembro de 2017 que pode ser ouvida aqui








Desporto para todos

Fui durante muitos anos praticante e dirigente desportivo de algumas modalidades de pavilhão. As atividades físicas e desportivas sempre me interessaram, desde logo, na sua vertente competitiva, mas também na promoção de hábitos de vida saudável, razão pela qual sempre dei, enquanto dirigente desportivo, uma grande importância à formação. As equipas seniores serviam apenas de mote para a captação de crianças e jovens para a atividade desportiva regular e devidamente orientada. É sabido que por um euro investido na atividade física e desportiva se poupa mais do triplo em gastos com a saúde ou, se preferirem a promoção da prática regular de atividade física e desportiva é um investimento na prevenção da doença, ou seja, é um investimento na promoção da saúde.
Espere. Mantenha-se na sintonia porque não vou partilhar consigo memórias do meu passado como dirigente ou praticante desportivo.
O que quero partilhar hoje consigo é do presente, embora, o tema seja a prática regular de atividade física, mas neste caso nem sequer precisamos de pavilhões. Trata-se de uma atividade que se pratica em ambiente natural e, no caso dos Açores não faltam espaços paradisíacos para o fazer.
Seja na orla costeira, seja nas cumeeiras das caldeiras onde se formaram deslumbrantes lagoas, seja nas subidas aos picos das nossas ilhas, seja por canadas ladeadas de hortências, seja pelas matas de criptomérias, ou pelas margens das ribeiras até onde a orografia nos proporciona uma diversidade de cascatas e pequenos lagos de encantar.
Estará de acordo comigo quando digo que todas as ilhas da nossa Região dispõem de condições naturais, com um maior ou menor grau de dificuldade, para caminhar ou correr desfrutando de paisagens únicas e recantos idílicos.
Imagem retirada da Internet
E, tudo isto a custo zero para quem usufrui, mas também para o orçamento regional aspetos que não são, de todo, irrelevantes quando falamos de políticas públicas de desporto para todos.
Não é necessário estar muito atento para perceber que nos últimos anos aumentou, consideravelmente, o número de cidadãos a andar, ou a correr em espaços urbanos ou naturais. Esta alteração de comportamento resulta de um longo período de trabalho e aconselhamento que os médicos e outros técnicos de saúde, mas também os professores e os formadores têm vindo a fazer, tendo como finalidade que a generalidade da população adquira hábitos de vida saudável sem que isso lhes traga encargos financeiros.
Como qualquer outro processo de mudança comportamental os resultados nem sempre são tão céleres quanto desejamos, mas acabam por chegar.
Caminhar meia hora por dia e nem sabe o bem que lhe fazia. E não é necessário mais tempo do que apenas meia hora de caminhada vigorosa para que o seu corpo funcione melhor. E se juntar a esta meia hora de atividade física uma dieta equilibrada, com baixo teor de açúcares e de sal, então os resultados serão ainda mais satisfatórios para si, e para a sua saúde.
Volto no próximo sábado, até lá mexa-se pelo seu bem estar, mexa-se pela sua saúde.

Aníbal C. Pires, Ponta Delgada, 09 de Dezembro de 2017

Sem comentários: