sábado, 10 de março de 2018

Passado, presente e futuro - crónicas radiofónicas

Foto by Madalena Pires (2017)






Do arquivo das crónicas radiofónicas na 105FM

Hoje fica o texto da crónica emitida a 30 de Dezembro de 2017 que pode ser ouvida aqui








Passado, presente e futuro

No limiar de um novo ano não há como evitar algumas referências à data em que o calendário assinala o seu início.
Não vou fazer balanços, nem tecer considerações sobre o ano que se avizinha, mas não posso deixar de lhe desejar, como desejo para mim, que 2018 seja um ano para concretizar as realizações pessoais e profissionais pelas quais tem lutado e que tanto quer.
Seja feliz e haja saúde.
Cumprido que está o ritual pouco mais tenho para lhe dizer. Cumpri o ritual, mas não foi uma obrigação, nem as parcas palavras estão despojadas de sentimento pois, se assim fosse tinha-me socorrido da fórmula tradicional para lhe desejar um Bom Ano.
Posso não ter sido muito criativo na forma, mas o seu bem-estar, a sua felicidade serão, julgo eu, a sua maior expetativa para 2018, e mesmo que se sinta bem consigo e com os outros, ou seja, mesmo que o seu estado seja de felicidade peço-lhe que entenda os meus votos como o prolongamento, diria mesmo, a perpetuação dessa felicidade.
Hoje, como convém, por estes dias de encontros e reencontros, por estes dias de despedida do velho e de preparação das boas vindas ao novo não vou prolongar este momento. Coisas há mais importantes para fazer.
Foto by Aníbal C. Pires (2016)
Gosto de estar por aqui e gosto de estar consigo, mas teremos muitas outras oportunidades de conversar ao longo do próximo ano. Hoje é tempo de se preparar para transpor o limiar do Ano Novo. Mas não vou embora sem lhe deixar algumas palavras que versam sobre um virtual instante em que nos encontramos com o passado, o presente e o futuro. Sim porque a passagem de ano é assim como um brevíssimo momento em que o passado, o presente e o futuro se encontram connosco, e é sobre esse potencial instante que lhe deixo estas palavras que escrevi na noite da passagem do ano de 2013 para o ano de 2014 e ao qual dei o título, Novo ano, novo tempo

É o tempo
De louvar o velho
É o tempo
De renovar a esperança
E o tempo, esse tempo
É hoje
Presente, passado e futuro
Enleados
Com o olhar no tempo vindouro
Sem olvidar
O tempo passado

Hoje
É o tempo
Onde o passado, o presente e o futuro
Num fátuo momento se enlaçam
Para logo se apartarem
Efémero abraço esse, o do tempo
Passado, presente e futuro

Nesta fronteira do pretérito e do porvir
Celebremos o futuro
Com o passado presente

Aníbal C. Pires, Ponta Delgada, 30 de Dezembro de 2017

Sem comentários: