sábado, 31 de março de 2018

Dos livros, de quem os escreve e de quem os lê - crónicas radiofónicas

Foto by Aníbal C. Pires




Do arquivo das crónicas radiofónicas na 105FM

Hoje fica o texto da crónica emitida a 13 de Janeiro de 2018 que pode ser ouvida aqui




Dos livros, de quem os escreve e de quem os lê

É um amor que perdura e se fortalece a cada linha, a cada página, a cada livro, Sim é a minha paixão pelos livros que lhe estou a confessar.
Ler é um prazer que se renova, ler é descoberta permanente, ler é saciar a vontade de descobrir, de viajar com as palavras, de conhecer mais e, mais.
Não vou fazer a apologia da leitura e dos seus benefícios, contudo deixo-lhe o desafio, descubra o prazer de ler e o bem-estar que daí decorre, leia e apaixone-se pela leitura. Verá que é muito bom, não dói nada e é um ato prazeroso sem, contudo, ser de autossatisfação, pois não lhe faltarão parceiros de aventura ao virar de cada página e a cada capítulo.
Mas, como lhe dizia, não vou fazer a apologia da leitura e dos seus benefícios, as palavras que abrem esta crónica têm apenas como finalidade introduzir um acontecimento que se vem a instituir na Livraria SolMar, a que é dado o nome de “Livros do Ano…”. A edição de 2017 teve lugar na semana que hoje termina e, tendo coincidido com o “Dia de Amigos”, lá estive eu, entre amigos a ouvir amigos a falar de amigos. E garanto-lhe que as malassadas e o porto, à entrada e à saída, foram apenas o complemento e a extensão do excelente serão que a Helena e o José Carlos Frias promoveram no espaço da livraria SolMar que é um dos locais de culto da cidade de Ponta Delgada para quem, como eu, tem um amor desmedido pelos livros.
Foto by Aníbal C. Pires
O objetivo desta iniciativa, pelas palavras dos anfitriões, é dar a conhecer as preferências, de alguns leitores convidados, sobre os livros publicados em 2017. Embora, julgo eu, não seja imposto nenhum limite temporal aos convidados para falarem das suas afeições bibliográficas.
Os leitores convidados foram, na edição de este ano, a Ana Monteiro, o Alexandre Pascoal, o Emanuel Jorge Botelho, a Elsa Soares e o Pedro Gomes. Convidados que, só por si, garantiam um início de serão a não perder. E assim foi.
Com personalidades tão diversas as escolhas só podiam ter um forte cunho de pluralidade, quem optou por participar teve oportunidade de se deliciar com cinco olhares distintos por alguns dos melhores livros de 2017.
Não, não vou, obviamente, enumerar a lista das preferências de cada um dos leitores convidados. Essa informação está por aí disponível à distância de um clique e, seria até pouco curial reproduzi-la aqui. Mas sempre lhe direi que a lista de preferências da Ana Monteiro, do Alexandre Pascoal, do Emanuel Jorge Botelho, da Elsa Soares e do Pedro Gomes se constituem como excelentes sugestões de leitura.
Foto by Aníbal C. Pires
E já agora confesso-lhe que muitos dos livros referenciados ainda não moram cá em casa, as minhas leituras em 2017 seguiram um rumo diverso, mas alguns dos livros sugeridos já têm lugar reservado para aqui se alojarem.
Mas já que estamos a falar de livros, de quem os escreve e de quem os lê, deixo-lhe uma referência. Um dos destaques feito pelos promotores foi para o Volume 2 da Revista “Grotta”.
A “Grotta” é uma revista literária coordenada pelo Nuno Costa Santos e editada pelas Letras LAVAdas, mas é sobretudo um ato de coragem editorial, como foi referido por alguém, na pretérita noite de quinta-feira, Dia de Amigos.
Se ainda não leu esta revista literária, Atreva-se a espreitar e talvez, certezas não tenho, mas talvez, quem sabe, encontre algum texto ou tema do seu agrado.

Aníbal C. Pires, Ponta Delgada, 20 de Janeiro de 2018

Sem comentários: