sábado, 6 de março de 2010

Tomar partido

Um poema de Ary dos Santos dedicado ao seu partido .

1 comentário:

Maria Margarida Silva disse...

Bela escolha, amigo Aníbal!
Bonita homenagem ao partido e ao poeta!

Ary dos Santos, para além de militante do PCP, foi um poeta extraordinário e um grande declamador de poesia portuguesa. Lamentavelmente, nem sempre foi compreendido por alguns intelectuais, chegando, mesmo, a ser submetido ao isolamento pelo facto de ter escrito letras para canções.
Deixou-nos em 18 de Janeiro de 1984, aos 47 anos, mas o seu legado mantém-se vivo no trabalho de artistas portugueses contemporâneos.
Para recordar, um extracto de um dos seus poemas que nunca me canso de ler ou ouvir.
Aqui ficará. Para a posteridade.

Cavalo à solta
(…)
Minha ousadia
meu galope
minha rédea
meu potro doido
minha chama
minha réstia
de luz intensa
de voz aberta
minha denúncia do que pensa
do que sente a gente certa.

Em ti respiro
em ti eu provo
por ti consigo
esta força que de novo
em ti persigo
em ti percorro
cavalo à solta
pela margem do teu corpo.

(…)

Por isso digo
canção castigo
amêndoa travo corpo alma amante amigo
por isso canto
por isso digo
alpendre casa cama arca do meu trigo.

Meu desafio
minha aventura
minha coragem de correr contra a ternura.

Um abraço.
margarida